sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Águas Lamacentas!

McKinley Morganfield, aquele que introduziu o Blues elétrico.
B.B.King e Buddy Guy hoje são as únicas lendas vivas do Blues, são o nomes que ilustram a vontade do mestre McKinley Morganfield (nome de batismo de Muddy Waters), de conduzir o legado do Blues por todos os cantos do mundo. O nosso lendário slow hand é um dos missionários de Mr Muddy, saibam que Muddy Waters dias antes de morrer incubiu a Eric clapton uma missão, vejam quais foram as palvaras de Clapton: "Perto do final de nosso tempo juntos, Muddy começou a me falar sério sobre levar avante o legado do Blues, chamando-me de filho adotivo, e garanti a ele que faria o meu melhor para honrar essa responsabilidade, era um encargo quase esmagador para assumir plenamente, mas levei-o ao pé da letra, e por mais que esse tipo de coisa seja jocosamente desdenhado hoje em dia, tenho absoluta certeza de que ele falou sério". Muddy Waters um verdadeiro chefe, apadrinhou grandes nomes da música mundial, não irei mencioná-los pois eles não vêm ao caso. Muddy foi a primeira grande celebridade do blues mundial, o mentor e precursor do blues elétrico, o homem que inspirou o rock and roll, o verdadeiro pai do Rock, não obstante a isso, ELE reuniu grandes nomes do Blues, esses sim convém mencionar, Willie dixon, Little Walter, Big Walter Horton, James Cotton, Junior Wells, Buddy Guy, Otis Spann, Pinetop Perkins e essa lista ainda vai longe, formando uma verdadeira big band, o feeling ímpar que reside no som de Muddy waters é concebido de modo pesado e profundo, é um Blues típico de salões esfumaçados que embaçam corpos bêbados, um blues de boteco mal iluminado, um Blues de cabarés, puteiros, casas de prostituição, um Blues que inspira moças strippers, o Blues mais depressivo e animado.
Portanto, lanço um apelo aos amantes do Blues, de levar adiante esse legado, de difundir o Blues pelo Brasil a fora, um apelo aos obstinados bluseiros em pleno país do futebol, façamos esse tributo a Muddy Waters, façamos isso pelo Blues.
Afinal, o Blues É, o resto é decorrência.

4 comentários:

  1. O nome artístico Muddy Waters em português significa, "águas lamacentas", Morganfield recebeu essa denominação por brincar continuamente no rio quando era criança.

    ResponderExcluir
  2. Waters tinha Johnny Winter como filho também!

    ResponderExcluir
  3. Blz Correia,,

    Muito bom a matéria...
    Realmente o Muddy merece toda nossa atenção em tudo estou nessa luta contigo e não largo mão..

    Vivo Blues

    ResponderExcluir