sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Transição.


Dias atrás fui visitar uma amiga de longa data na busca de recomendações para criação de um cardápio nordestino, essa mencionada amiga como sempre muito espirituosa e de profundo impacto em suas consultorias, ela ao longo desses anos em que esteve ausente submeteu-se à graduações de diversas naturezas, mostrando claramente as transições que seu corpo e mente passaram, manteve-se estática apenas em sua doçura interior, ela não renunciou ao seu “eu” pueril.

Nessa breve avaliação lembrei também de outra amiga que por dez longos anos não via, pois por conta do rompimento conjugal de seus pais eles se mudaram sabe deus lá pra onde, a última vez em que a vi tinha apenas treze anos, essa moça nessa época de infância sempre foi bastante elétrica e feliz em seu belo antro familiar, família harmoniosa e quente, eu era muito ligado aos seus irmãos, três irmãos, mas ela nunca se achegou a mim e vice-versa, entretanto, destinadamente esbarrei em um senhor sexagenário numa livraria qualquer, era o pai dessa moça, eu o reconheci e através dele consegui o contato de seus filhos, ao restabelecer o contato com um deles, recebi um convite para visitá-lo em Campinas, cidade para qual se mudaram sem deixar notícias, aceitei o convite e chamei um camarada meu para irmos à Campinas para rever esse amigo que a muito não via, fiquei extremamente surpreso em ver as mudanças pelas quais esse rapaz passou, ele era um menino estável emocionalmente, tímido e extremamente inteligente, nessa sua nova fase, estava incrivelmente impetuoso e marrento, alimentando alguns vícios mortais, mas sob controle, era inimigo da violência, hoje porém, é filiado a independente, facção criminosa de torcedores de futebol, por outro lado este não perdeu as qualidades que me faziam admirá-lo, obviamente que suas novas práticas não condizem com as minhas, mas o respeito mútuo sobreviveu ao tempo, nesse período de distância, sua família passou por grandes transformações, não obstante ao desenlace entre seus pais, ele e seus irmãos se tornaram pais solteiros, cada um com um filho entre 3 e 8 anos, com sua irmã também não foi diferente, outro fato que modificou radicalmente o padrão de vida desses jovens foi o falecimento da mãe, distantes do pai por fronteiras geográficas e longe da mãe por raias sobrenaturais, um dos irmãos teve problemas com a justiça e fora submetido por um ano ao cárcere, depois de solto seguindo o exemplo do mais velho se afastou dos mais novos e foi viver separadamente com sua nova mulher.

Os dois caçulas passaram a morar juntos e nessa minha visita foi bastante risível rememorar episódios de infância e durante essas lembranças eu condenei essa minha amiga por sua antipatia com a qual ela me vitimava enquanto criança, no entanto, ela conseguiu se remir ao nos receber calorosamente, deu um exemplo de hospitalidade, tanto na cozinha quanto na arrumação dos quartos, fomos visitá-los com o intento de ficar apenas um dia, porém a excelente recepção que essa amiga nos concedeu contribuiu com nossa permanência por mais dois, e quando enfim tivemos que partir, vimos a tristeza expressa em seu semblante.

Ao falar em perspectiva, falamos de seres que evoluem, ganham admiração e reconhecimento, falamos também de seres estáticos que por não acompanharem tal progresso são esquecidos e substituídos, podemos projetar um futuro promissor, se preparando no presente para colher frutos positivos no futuro, em outras palavras podemos programar coisas positivas para o futuro, porém não podemos evitar males que podem surgir e que certamente surgirão.

Ao ver as tantas mudanças que passaram por essa referida família, percebi que cedo ou tarde a minha família também passará por mudanças, por isso tenho que me conduzir para tentar atenuar os prováveis males que virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário