sábado, 3 de janeiro de 2009

Êxodo indesejado

"Lá não tem muito carro, lá é difícil de morrer gente, é uma cidade pequena, tudo lá é perto, as pessoas lá só morrem de velhice, aqui em são paulo muitas crianças morrem de doença e atropeladas e de bala perdida também, a cidade aqui é muito grande, posso me perder, é bastante perigoso, aqui eles matam crianças, queria voltar pra lá, mas a minha mãe tem um trabalho aqui e não quer voltar". Esse foi o desabafo de uma criança de 9 anos, que deixou sua terra natal situada no interior da Bahia para acompanhar sua mãe em busca de melhores condições em São Paulo.

Esse garoto é vítima da zombaria de seus amiguinhos de escola, as crianças de sua idade ridicularizam esse menino pelo seu sotaque diferente, ele é esnobado por não ter sequer um par de tênis para ir a escola: "Olha lá o baianinho das havaianas", ele é desprezado por não dispor de condições favoráveis iguais a de seus coleguinhas, "credo baiano, você não tem video-game, não tem bicicleta, usa sempre essa mesma roupa... Nos passeios de escola, ele fica de fora por não ter dinheiro para pagar, as outras crianças vão a feiras de ciências e ele fica na rua imaginando como seria essa feira.

Eis as palavras que finalizaram o desabafo desse menino: "Torço para que a minha mãe volte para Itiúba e consiga um trabalho lá, sinto falta dos meus amigos de lá, não gosto daqui, os adultos e crianças olham feio pra mim, tenho medo de todos aqui".

Criança com medo de criança!

É triste ver um bando de paulistas, rockeiros, fãs da banda paulista Ira, cantarem:

"Não quero ver mais essa gente feia
Não quero ver mais os ignorantes
Eu quero ver gente da minha terra
Eu quero ver gente do meu sangue
Pobre São Paulo,Pobre paulista, Oh, Oh
Pobre São Paulo,Pobre paulista, Oh, Oh"

Um comentário:

  1. Desejo ardentemente que a mãe dessa criança consiga reunir logo as condições necessárias para que eles voltem à terra natal.Só assim serão verdadeiramente felizes.
    Feliz 2009!Um abraço!

    ResponderExcluir