quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Cadê a idéia própria?

O desejo do adolescente por uma suposta intelectualidade, de certa maneira sufoca a sua capacidade de criar, de desenvolver a própria arte, adolescentes com boas tendências são influenciados por adultos renomados, adultos consagrados por suas obras, quer sejam elas musicais, esportivas, revolucionárias, etc, esses adolescentes, buscam o reflexo positivo transmitido por um ídolo, seja ele um grande líder político, escritor, compositor; e isso é um ponto positivo, útil por produzir essa boa influência, contudo, o poder dessa boa influência produz no adolescente um efeito tão grande que esse novo conceito adquirido é tomado por um fanatismo exacerbado, onde todas as suas ações e manifestações públicas são calcadas nesse novo aprendizado, é um sintoma típico em adolescentes bem intencionados, porém, o lado negativo dessa realidade é que parte desses "jovens discípulos" se esquecem da própria personalidade, tudo que é expresso por esses adolescentes é sempre frase de algum poeta consagrado, de uma figura histórica, ou trecho de alguma música marcante, isso também é percebido em páginas na internet, onde a auto descrição desses meninos e meninas é baseada no pensamento dos respectivos ídolos.

Entretanto, existem também, crianças e adolescentes que fogem a essa "regra", estes são fortemente influenciados por bons artistas, no entanto, possuem uma grande aptidão de criação, não são sufocados pela opinião alheia, ainda que sejam marcados por seus ídolos, não permitem que a própria personalidade e a capacidade de criação seja dissolvida, tenham como exemplo Malú Magalhães, uma mocinha de 16 anos de idade, absolutamente talentosa, mesmo rodeada por grandes nomes da música, não se deixa levar por isso, antes, é criadora de seus próprios métodos de composição e idealizações, é difusora das próprias frases, não menciona em seus discursos grandes filósofos, e sim o próprio pensamento, há também uma moça cujo o nome não vem ao caso, que segue o mesmo padrão, enquanto seus amigos buscam escritores modernistas famosos, ela busca o improvável, enquanto eles estudam guitarra, contrabaixo e bateria, ela procura um professor que leciona harpa.

Crianças e adolescentes também são formadores de idéias, criadores de novos métodos e valores, onde está escrito que só os adultos são capazes de criar?

3 comentários:

  1. Viva o poder da Expressão... mas não se deixe morrer na memória os grandes pensadores... pessoas que um dia criaram, e não necessarimente eram adultos ou velhos... podemos nos espelhar neles, sem deixar de criar nossos próprios "quês" "quens" "afins" "enfins"... Podemos, logo sejamos portadores e multiplicadores!!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que o jeito que os adultos arrumam de se vingar(principalmente os que tiveram a queda no sistema pra nunca mais voltar) é acreditar que crianças e adolescentes são sempre Café com Leite.

    ResponderExcluir
  3. É bacana ver um jovem ministrando o ensinamento para um senhor que se julga sábio!

    ResponderExcluir